domingo, 19 de junho de 2011

Mentes perigosas...


"O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.
Desconfiado, o sapo respondeu: "Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer."
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.
Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.
Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente;
_Porque essa é a minha natureza!" 

...essa fábula trata-se de uma história arquetípica, que ilustra exemplarmente a natureza das pessoas que serão analisadas e descritas, ao longo deste livro.
...
Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito, com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco!
...Esses" predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais...
Prepare-se, porque certamente você conhece, já ouviu falar ou convive com um deles.
...
"Como animais predadores, vampiros ou parasitas humanos, esses indivíduos sempre sugam suas presas até o limite improvável de uso e abuso...
...quando sentimos pena, estamos vulneráveis emocionalmente, e essa é a maior arma que os psicopatas podem usar contra nós."
...É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos.
"Não negocie com o mal. Jamais concorde, seja por pena, chantagem ou por qualquer outro motivo, em ajudar um psicopata a ocultar o seu verdadeiro caráter."



◘ extraído do livro Mentes Perigosas, o psicopata mora ao lado,  de Ana Beatriz Barbosa Silva - médica graduada pela UERJ, com pós-grduação em Psiquiatria pela UFRJ e presidente da AEDDA-Associação dos Estudos do Distúrbio do Deficit de Atenção(SP)
EU RECOMENDO!!!

Nenhum comentário: