quinta-feira, 25 de abril de 2019

Sobre a Criação


"Os nativos contam que quando Deus foi criar o homem e a mulher Ele ficou em dúvida. Valeria a pena criá-los? Na sua intuição divina, Deus suspeitava que teria problemas com o homem e a mulher mais do que qualquer ser criado, porque eles iriam faltar com a verdade e evoluir para grandes mentirosos. Deus, então, chama seus auxiliares para trocar uma ideia. Pergunta Deus à Justiça se valeria a pena criar o homem e a mulher. Ela responde que não seria uma boa ideia, uma vez que eles iriam traí-lo.
A Misericórdia, por sua vez, discordou da Justiça, dizendo que ainda que o homem e a mulher seguramente trouxessem problemas, mentindo e traindo a sua confiança, nenhum outro ser daria a Deus maior alegria em alguns momentos.
A alegria seria assim um detalhe em meio a um mar de desilusões. Sabemos pelos rabinos que Deus sempre apreciou os detalhes, Deus para, pensa e decide criar o homem e a mulher, mas decide também jogar a Misericórdia e a Verdade no chão, despedaçando-as em milhares de pedaços, lançando-as sobre a Criação, espalhando-as como pérolas ao vento sobre o mundo. Decide Deus então, cravar no coração do homem e da mulher uma paixão enlouquecida pela Misericórdia e pela Verdade, obrigando-os a buscá-las pela vida inteira, como numa sede infinita esses pedaços, sem os quais suas almas jamais teriam paz, apaixonados por conhecer a totalidade da Verdade e por sentir um pouco de Misericórdia em meio a um mundo indiferente à eles. Amém."

Luiz Felipe Pondé
(Filósofo, escritor, ensaísta. Doutor pela Universidade de SP e Université de Paris VIII)

Nenhum comentário: