quinta-feira, 16 de maio de 2019

Ser Mãe, dói!

"Aprendi que ser mãe dói.
Mas dói mesmo!
Doeu quando ainda grávida, senti um medo angustiante do meu futuro.
Doeu não me sentir pronta, preparada para receber uma criança.
Doeu ter que escolher, em meio a milhões de dúvidas, as contrações de um parto normal ou as várias camadas cortadas de uma cesárea.
Doeu perceber que o leite não desce tão rápido, que os seios ferem com a sucção e que a amamentação não era tão linda.
Doeu a incapacidade de acalmar um choro, e a culpa de simplesmente querer dormir.
Doeu abrir mão da própria vida para viver a de outro alguém. E doeu.
Aprendi também que ser mãe ensina.
Ensina a ser forte e a ser mais corajosa.
Ensina a respirar e contar até dez, mesmo que a paciência esteja por um fio.
Ensina a ter mais atenção, a se preocupar com coisas antes descartáveis.
Ensina a relaxar, a deixar os brinquedos espalhados, as panelas no fogão, e a dar um descanso para mim.
Ensina a ter mais empatia, compaixão.
A ser mais solidária. Ensina a ler as bulas dos medicamentos e fazer arranjos com balões.
Ensina a admirar os bichinhos e a se sujar.
Aprendi que ser mãe tem dois lados.
Não é fácil! É trabalho duro, sem folgas ou feriados.
Mas a recompensa é magnífica,
Aprendi a não julgar outra mãe
Assim como eu, ela tem a sua luta diária, sua batalha individual, a sua própria culpa, o seu próprio remorso.
Aprendi a entender a minha mãe.
Passei a repetir tudo que ela fazia, passei a ser mais grata a ela, a reconhecer o tamanho de tudo que ela fez por mim.
Aprendi a cuidar de mim, pois eu preciso cuidar de alguém.
Aprendi que tudo vale a pena, que tudo é justo quando se tem alguém para amar incondicionalmente."

Cinthia Oliveira (As Crônicas de Lisah)

Nenhum comentário: